Publicado em: 13/02/2023 16:30:54
Curso: “Elaboração de projetos de pesquisa em Educação Matemática”
Curso: Elaboração de projetos de pesquisa em Educação Matemática
Objetivo: propiciar a compreensão dos procedimentos necessários à elaboração de projetos de pesquisa em Educação Matemática, permeando aspectos históricos, teóricos e temáticos do campo, estrutura, formatação e escrita científica.
Carga horária: 30 horas
Quantidade de vagas: 50 vagas
Formato do curso: Forma remota, via plataforma Google Meet.
Período de oferta: 23/02 a 14/04/2023 (quintas e sextas-feiras das 19h às 21h).
Total de encontros: 15
Público-alvo: Professores que ensinam matemática e demais profissionais da educação (intérprete/orientador/supervisor/diretor) que tenham interesse em desenvolver pesquisa no campo da Educação Matemática.
O curso está vinculado ao Programa de extensão “Diálogos, experiências e pesquisas com professores que ensinam matemática, física, química, biologia e ciências no contexto da formação continuada”.
Link para inscrição: https://forms.gle/cK3pWfFjjJ4vzwsG9
Conteúdos programáticos:
Unidade I – O que é Educação Matemática?
A Educação Matemática como campo profissional e de pesquisa. Origens da Educação Matemática em contexto internacional. Fases de organização e consolidação da Educação Matemática no Brasil. Relações da Educação Matemática com outros campos de conhecimento.
Unidade II – Temáticas de pesquisa em Educação Matemática
Apresentar um panorama das diferentes tendências de pesquisa e as principais tendências pedagógicas da Educação Matemática: formação de professores, tecnologias de informação e comunicação, leitura e escrita em educação matemática, educação matemática crítica, resolução de problemas, etnomatemática, jogos e materiais concretos, modelagem matemática, psicologia, filosofia e história da educação matemática. Evidenciar aspectos históricos, abordagem e referenciais teóricos relacionados às tendências temáticas da Educação Matemática; Evidenciar pesquisas (teses e dissertações) que contemplam as referidas tendências temáticas; Explicitar periódicos, sites, revistas, eventos e grupos de pesquisa correlacionados à Educação Matemática e a Sociedade Brasileira em Educação Matemática.
Unidade III – Elaboração de Projeto de Pesquisa em Educação Matemática Pesquisa científica; Estrutura requerida em um projeto de pesquisa: Tema, delimitação do tema; justificativa, problema, objetivo geral, objetivos específicos, fundamentação teórica, metodologia, cronograma, orçamento e referências.
Unidade IV – Escrita Científica
Objetividade; Clareza; Coerência, Precisão; Linguagem (estilo científico); Vocabulário; Correção Gramatical.
Unidade V – Normas da ABNT
Elaboração de Projeto de Pesquisa – Elementos textuais e estruturação; ABNT NBR 6023/2018 – Referências; ABNT NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento; ABNT NBR 6027/2012 – Sumário; ABNT NBR 6028/2003 – Resumo; ABNT NBR 10520/2002 – Citações de documentos; ABNT NBR 14724/2011 – Apresentação de trabalhos acadêmicos.
Unidade VI – Elementos que devem compor a estrutura de um Artigo Científico
Diferenciar resumo expandido, resumo simples e artigo completo; Discorrer sobre os itens que devem compor a estrutura de um artigo científico (Título, resumo, palavras-chave; introdução, metodologia, apresentação e discussão dos dados, considerações finais e referências).
Unidade VII – Currículo Lattes e Orcid
O que é o Currículo Lattes?; O que é o Orcid?; estrutura; relevância acadêmica; como criá-los e preenchê-los.
Palestrantes: Profa. Dra. Eliana Alves Pereira Leite; Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite; Profa. Dra. Carma Maria Martini; Profa. Dra. Márcia Rosa Uliana; Profa. Me. Márcia Regina de Souza, Prof. Me. Marcelo Orlando Sales Pessim, Profa. Me. Diléia da Silva Brun Scatamburlo, Profa. Me. Fabiola Gomes de Souza e Téc. Esp. Graziella Pinetti Passoni.
Está sendo promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) e o Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística – DAME.
Fonte: Profa. Dra. Eliana Alves Pereira Leite.