Publicado em: 06/05/2022 08:17:23
Encontros de 05/05 a 03/06/2022 - via Google Meet
Curso de Extensão: Elaboração de projetos de pesquisa em Educação Matemática: aspectos teóricos, temáticos, formatação e escrita
O presente curso de extensão tem por objetivo oportunizar a compreensão dos procedimentos necessários à elaboração de projetos de pesquisa em Educação Matemática, permeando aspectos históricos, teóricos e temáticos do campo, estrutura, formatação e escrita científica. O curso está ocorrendo, nas quintas e sextas-feiras das 19 às 21h, de forma remota, via plataforma Google Meet, e acontecerá em 10 encontros (05/05 a 03/06/2022), sendo que cada encontro terá duração de 2 horas, totalizando 20 horas. Tem-se 70 cursistas matriculados, sendo estes acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia, professores que ensinam Matemática e demais profissionais da educação (intérprete/orientador/supervisor/diretor) que tem interesse em desenvolver pesquisa no campo da Educação Matemática. O curso está sendo promovido pelo Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística (DAME) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), Campus de Ji-Paraná.
Equipe:
Ministrantes: Eliana Alves Pereira Leite; Kécio Gonçalves Leite; Marcia Rosa Uliana; Márcia Regina de Souza, Marcelo Orlando Sales Pessim, Diléia da Silva Brun Scatamburlo e Graziella Pinetti Passoni.
Apoio, divulgação e inscrição: Aline Walter Fagundes Reculiano; Fabiola Gomes de Souza; Luis Enrique Fernandes da Silva; Alessandra Finco Gottardo; Debora Cristina Gerola da Cruz; Marli Henrique de Lima Pio Suruí; Anne Cristiny Borges; Francielli da Silva Ribeiro; e Robson Ronque dos Santos.
Cronograma e Conteúdos Programáticos
1º) Encontro – O que é Educação Matemática?
(05/05/22 – Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite)
A Educação Matemática como campo profissional e de pesquisa. Origens da Educação Matemática em ntexto internacional. Fases de organização e consolidação da Educação Matemática no Brasil. Relações da Educação Matemática com outros campos de conhecimento.
2º e 3º Encontro – – Escrita Científica
(06 e 12/05/22 – Especialista em Secretariado Executivo Graziella Pinetti Passoni)
Objetividade; Clareza; Coerência, Precisão; Linguagem (estilo científico); Vocabulário; Correção Gramatical.
4º e 5º Encontro – Temáticas de pesquisa em Educação Matemática
(13 e 19/05/22 - Professores Me. Márcia Regina de Souza Silva e Me. Marcelo Orlando Sales Pessim)
Apresentar um panorama das diferentes tendências de pesquisa e as principais tendências pedagógicas da Educação Matemática: formação de professores, tecnologias de informação e comunicação, leitura e escrita em educação matemática, educação matemática crítica, resolução de problemas, etnomatemática, jogos e materiais concretos, modelagem matemática, psicologia, filosofia e história da educação matemática. Apresentar aspectos históricos, abordagem e referenciais teóricos relacionados às tendências temáticas da Educação Matemática; Evidenciar pesquisas (teses e dissertações) que contemplam as referidas tendências temáticas; Explicitar periódicos, sites, revistas, eventos e grupos de pesquisa correlacionados à Educação Matemática e a Sociedade Brasileira em Educação Matemática.
6º e 7º Encontro – Elaboração de Projeto de Pesquisa em Educação Matemática
(20 e 26/05/22 – Profa Dra Eliana Alves Pereira Leite)
Pesquisa científica; Estrutura requerida em um projeto de pesquisa: Tema, delimitação do tema; justificativa, problema, objetivo geral, objetivos específicos, fundamentação teórica, metodologia, cronograma, orçamento e referências.
8º e 9º Encontro – Normas da ABNT
(27/05 e 02/06/22 – Profa Me. Diléia da Silva Brun Scatamburlo)
Elaboração de Projeto de Pesquisa – Elementos textuais e estruturação; ABNT NBR 6023/2018 – Referências; ABNT NBR 6024/2012 - Numeração progressiva das seções de um documento; ABNT NBR 6027/2012 – Sumário; ABNT NBR 6028/2003 – Resumo; ABNT NBR 10520/2002 – Citações de documentos; ABNT NBR 14724/2011 – Apresentação de trabalhos acadêmicos.
10º Encontro – Currículo Lattes
(03/06/22 – Profa Dra Marcia Rosa Uliana)
O que é o currículo lattes?; estrutura; relevância acadêmica; como criá-lo e preenchê-lo
Fonte: Profa Eliana Alves Pereira Leite