2022


Título: I SEMPRE – SEMINÁRIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Área principal: EDUCAÇÃO

Modalidade: Evento

Espaços de Realização:

Públicos Alvo: Alunos de licenciatura em formação e Docentes da educação básica.

Responsável pela Ação: LORENA CANDICE DE ARAÚJO ANDRADE

Unidades envolvidas: DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE EST. LING. E LITERÁRIOS - VHA / DAELL-VHA ; DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE FILOSOFIA - NCH / DAF-NCH; DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL - JP / DAEI-JP; DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE FÍSICA - JP / DAF-JP; DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA - JP / DAME-JP; DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - NCH / DALE; DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE LETRAS VERNÁCULAS - NCH / DALV

 

Resumo:

O programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. A Universidade Federal de Rondônia participa desse programa, que está na sua segunda edição e para a divulgação e o compartilhamento de experiências entre as pessoas envolvidas e interessados, a coordenação do programa criou o I SEMPRE- Seminário do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O tema do I SEMPRE será  os ? Desafios e possibilidades na formação inicial docente? que visa, em primeira instância, partilhar experiência realizadas no âmbito desse Programa, como também relacionadas ao estágio supervisionado e à formação docente. Nessa perspectiva, o seminário visa mobilizar conhecimentos, metodologias e ações relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e outras questões que circundam a educação. Em tempos em que ensino remoto, ensino híbrido e ensino presencial coexistem e exigem dos professores posturas desafiadoras, a formação inicial docente, chancelada por políticas públicas como o Programa Residência Pedagógica e outros programas, pode ser fortalecida pelas parcerias efetivadas entre a Universidade e a Escola de Educação Básica. Assim, a proposta deste evento é criar um fórum de discussões que tangencie os mais diversos enfrentamentos próprios dos cursos de licenciatura.

 


 

Título: Técnica de Análise de Regressão de Poisson em dados de Saúde

Área principal: EDUCAÇÃO

Modalidade: 

Espaços de Realização: Laboratório de Físico-Química - DAEA. 

Públicos Alvo: Atender a comunidade em geral interna e externa a UNIR que constantemente procuram por cursos de aperfeiçoamento na área de Ciências Exatas com objetivo de superar as dificuldades encontradas no seu cotidiano, bem como incentivar os alunos da iniciação científica em manipular um software estatístico com objetivo de subsidiar as análises de dados dos trabalhos científicos.

Responsável pela Ação: NERIO APARECIDO CARDOSO

Unidades proponente: DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA - JP

 

Resumo:

Este curso de extensão é uma proposta originada por meio da parceria do Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise de Registros da Região Amazônica- GEPARRA e do Grupo de Estudos em Tuberculose - GET. Os grupos de pesquisas GEPARRA e GET estão nidificados no Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística e no Departamento de Medicina respectivamente. Esta proposta é para responder a constante procura por cursos baseados em análise de dados no software R e Excel. Considerando o cenário atual que exige o distanciamento social, este curso será realizado de forma virtual pela plataforma do Google Meet e será oferecida 100 vagas para comunidade interna e 100 externa a Universidade. Ao considerar a classificação dos cursos de Extensão Universitária e Definições do manual Extensão Universitária: Organização e Sistematização, este curso é classificado na categoria III como Iniciação, pois objetiva oferecer noções introdutórias dos conhecimentos específicos da Estatística, em tempo declara-se que esta proposta poderá ser recorrente anualmente. Os conteúdos serão ministrados na forma de aulas expositivas e práticas, com o uso de exercícios voltados ao uso do software R e Excel no cotidiano acadêmico e profissional do aluno. Esta proposta permite que comunidade de maneira geral tenha acesso a conhecimentos sobre ferramentas de análise de dados de forma a contribuir para produtividade no âmbito da análise de dados relacionados a saúde de forma oferecer uma oportunidade de crescimento profissional e acadêmico ao participante.